ENSINO E DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA NA AMÉRICA LATINA NA PERSPECTIVA DA LIADA

Autores

  • Paulo Sergio Bretones Coordenador da Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia (SEDA) da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA). Editor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA).

Palavras-chave:

Astronomia, Relatos de experiência, Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia (SEDA), Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA).

Resumo

Esse trabalho visa divulgar e analisar as atividades da Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia (SEDA) da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA). Após um histórico da LIADA, são apresentados os diversos projetos da Seção que conta com a colaboração de coordenadores locais na maioria dos países da América Latina. São apresentados os projetos que visam chamar a atenção do público em geral, estudantes e professores para a observação do céu e posterior envio de relatos para colocação na página da Seção na Internet. Mais especificamente são analisados os projetos e relatos relacionados aos eclipses ocorridos desde o ano 2000. Utilizando-se os arquivos disponibilizados na página da Seção, faz-se uma análise e discussão sobre a importância de tais relatos para finalidades educacionais. É apresentado um formulário elaborado como sugestão para apresentação de relatos por parte de indivíduos e instituições bem como discutida a importância da sistematização de experiências visando maior visibilidade e troca de informações na área. Conclui com uma avaliação dos projetos, seu potencial e limitações, bem como sugestões de projetos futuros visando maior interação entre os países da América Latina e tornando disponível a Seção para esta finalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2008

Como Citar

Bretones, P. S. (2008). ENSINO E DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA NA AMÉRICA LATINA NA PERSPECTIVA DA LIADA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (6), 7–19. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/118

Edição

Seção

Artigos