A PRÁTICA DE PESQUISA DE UM PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO MODELOS MENTAIS DE FASES DA LUA E ECLIPSES

Autores

  • Glória Pessôa Queiroz Instituto de Física Armando Dias Tavares – UERJ. Programa de Pós-graduação em Educação – UFF.
  • Carlos Jubitipan Borges de Sousa Escola Municipal Paraguai, SME, Rio de Janeiro-RJ.
  • Maria Auxiliadora Delgado Machado Programa de Pós-graduação em Educação–UFF.

Palavras-chave:

Professor pesquisador, Projetos político-pedagógicos, Parceria universidade-escola básica, Modelos mentais.

Resumo

A inclusão do professor da escola básica no universo da pesquisa é questão controvertida e em pleno debate no meio acadêmico. A oportunidade de trabalho coletivo que incorporou professores de uma escola municipal no Rio de Janeiro a um grupo de ensino de Física da universidade nos possibilitou vislumbrar a ressignificação da função de um professor de Ciências (co-autor deste trabalho) por ele próprio, agora passando a incluir a pesquisa sobre a construção de conhecimento pelos alunos em sua prática como docente. A formação de grupos interinstitucionais para o planejamento de ações e de pesquisas tem-se mostrado produtiva para um trabalho de construção de conhecimentos a fim de subsidiar processos educativos na escola, ao mesmo tempo em que a universidade enriquece seu acervo de experiências validadas criticamente, podendo considerar seus resultados na formação inicial e continuada de professores. A participação ativa do professor num grupo de pesquisa na universidade o levou à reflexão sobre caminhos didáticos possíveis de serem descritos, analisados e comunicados a outros professores. A construção de uma pedagogia própria, levando em conta os modelos mentais dos alunos sobre temas básicos de Astronomia, e as mudanças promovidas a partir das aulas dadas, trouxeram amplas conseqüências sobre a pedagogia adotada pelo professor. Hoje a prática desse professor incorpora uma nova visão de ciência e formas alternativas de dialogar com os alunos, elementos indispensáveis a um pesquisador em Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2009

Como Citar

Queiroz, G. P., Sousa, C. J. B. de, & Machado, M. A. D. (2009). A PRÁTICA DE PESQUISA DE UM PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO MODELOS MENTAIS DE FASES DA LUA E ECLIPSES. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (8), 19–36. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/136

Edição

Seção

Artigos