ASTRONOMIA NA SALA DE AULA: POR QUÊ?
Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Axiologia, Problematização.Resumo
Muitas discussões vêm acontecendo sobre a relevância dos temas abordados em sala de aula. Um tema, em particular, é foco deste ensaio: a astronomia. Em que sentido e em que medida valeria a pena abordá-la em aulas, seja de ciências, seja de astronomia especificamente, ou em disciplinas afins? Discutimos neste texto alguns aspectos das vantagens de se tratar essa área do conhecimento nas escolas, levando em conta as dimensões epistemológica e axiológica da astronomia, à luz da visão da ciência como um diálogo inteligente com o mundo, de Bachelard, além da proposta de problematização do conhecimento, de Paulo Freire. Proporemos que de fato a astronomia não precisa ser vista como apenas um novo conjunto de conteúdos a serem ensinados, mas figura como conjunto de temas motivadores para discussões histórico-filosóficas, além de permitir a abordagem de conceitos típicos de outras disciplinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-03-2021
Como Citar
Gama, L. D., & Henrique, A. B. (2021). ASTRONOMIA NA SALA DE AULA: POR QUÊ?. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (9), 7–15. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/146
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.