DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA INSERIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Samara da Silva Morett Laboratório de Ciências Físicas da UENF.
  • Marcelo de Oliveira Souza Laboratório de Ciências Físicas da UENF. Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC)/IFF.

Palavras-chave:

Recursos pedagógicos, Ensino fundamental, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho será apresentado o desenvolvimento de recursos pedagógicos para a apresentação de conceitos de astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental. Este material é composto por apresentações realizadas com o uso de novos recursos tecnológicos, pela fabricação de experimentos e a discussão de curiosidades relativas a esta área de conhecimento. Os experimentos foram construídos com material de baixo custo com o objetivo de permitir que os alunos envolvidos pudessem refazê-los em outras ocasiões. O material apresentado busca enfatizar a relação entre a astronomia e o cotidiano dos alunos. A inclusão da astronomia no ensino fundamental e uma forma de demonstrar ao
estudante como esta área está presente de forma ativa em seu cotidiano. As turmas envolvidas no projeto participaram de uma pesquisa com o objetivo de obter dados relativos ao conhecimento prévio que possuíam sobre os tópicos de astronomia que foram considerados no decorrer do projeto. Com os experimentos desenvolvidos, o auxílio de novas tecnologias, foram apresentados conceitos astronômicos aos alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola municipal de Campos dos Goytacazes (RJ). Após as apresentações novas coletas de dados foram realizadas com o intuito de verificar o nível de aprendizado alcançado e foi possível perceber que o método utilizado foi uma importante ferramenta de auxílio para o processo de ensino-aprendizagem. O projeto alcançou resultados satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2021

Como Citar

Morett, S. da S., & Souza, M. de O. (2021). DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA INSERIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (9), 33–45. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/148

Edição

Seção

Artigos