CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS FASES DA LUA
Palavras-chave:
Fases da Lua, Testes de conhecimento, Ensino superior, Pré-concepções em Astronomia.Resumo
Neste artigo descrevemos a elaboração de um teste de múltipla escolha sobre as fases da Lua e analisamos os resultados de sua aplicação em dez grupos de estudantes de Física da UFRGS. Durante o aprimoramento do teste notamos que a porcentagem de acertos a respeito de alguns conceitos teve um aumento significativo associado à reformulação da pergunta, ressaltando a importância de tomar cuidado para evitar respostas erradas geradas por perguntas pouco claras e não por ignorância do respondente sobre o assunto. Confirmamos os resultados de outros estudos de que as maiores dificuldades dos alunos sobre o tema Fases da Lua dizem respeito a relacionar a fase que a Lua apresenta com a sua posição no céu em determinada hora. Por outro lado, nossos resultados sugerem que, em geral, os estudantes de Física entendem melhor o fenômeno das fases lunares do que a média dos estudantes universitários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-07-2011
Como Citar
Saraiva, M. de F. O., Silveira, F. L. da, & Steffani, M. H. (2011). CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS FASES DA LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (11), 63–80. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/156
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.