ESTÍMULO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO MEDIANTE EXERCÍCIOS COM ESPECTROSCOPIA ESTELAR
Palavras-chave:
Pratica de Laboratório, Observatório, Astrofísica, Espectrógrafo LISA, Pensamento Científico.Resumo
A questão central foi sobre como estimular o pensamento científico de um grupo de visitantes do observatório astronômico aproveitando uma prática de espectroscopia? O objetivo é enriquecer a visita a um Observatório aplicando alguns conhecimentos provenientes da Didática da Física. O desenho do processo está centrado no uso do experimento caseiro e ilustrativo, em torno de conceitos básicos de espectroscopia estelar desde uma perspectiva dimensional do ensino das ciências que considera fundamental o enriquecimento da interação entre os participantes da prática, em um processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, do tipo intervenção. A coleta de dados se fez por meio de relatos do professor pesquisador e de grades de observação preenchidas por um observador não participante, quem identificou dúvidas e inquietações que surgiram espontaneamente ao longo do processo. Os resultados mostraram uma forma de estimular o pensamento científico em torno do fenômeno da espectroscopia em um ambiente informal de aprendizagem. Destaca-se o fato de que, por meio de um curto processo, projetado contextualmente, foi possível iniciar aos visitantes no conhecimento de conceitos como dispersão, difração, átomo, espectro eletromagnético, classificação estelar, linhas de emissão e frequência, além de ser sujeitos ativos durante a maior parte do tempo da visita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Olga Lucía Castiblanco Abril, Bryan Santiago López Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.