CLUBE DE ASTRONOMIA DE ARARANGUÁ: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO DIVULGADORES CIENTÍFICOS

Autores

  • Felipe Damasio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
  • Olivier Allain Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
  • Adriano Antunes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Formação de professores, divulgação científica, Teoria da Aprendizagem Significativa.

Resumo

O estudo que este trabalho relata ocorre desde 2009 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Araranguá. Nele procura-se formar divulgadores científicos durante a formação inicial de docentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física, além de promover ações de divulgação científica para o público geral da região da cidade de Araranguá por meio de um Clube de Astronomia chamado CA² (Clube de Astronomia de Araranguá). Entre as ações de divulgação científica que os licenciandos promovem estão: produção de vídeos, programas de rádio, palestras, observações noturnas, confecção e exposição de pôsteres, ensino de física para crianças, formação continuada de professores em atividades e ensino de Física regular utilizando a Astronomia como tema gerador. O trabalho de formação docente e divulgação científica do Clube fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, sempre procurando alcançar a pré-disposição em aprender e produzir material potencialmente significativo, as duas condições necessárias para que a aprendizagem significativa ocorra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2013

Como Citar

Damasio, F., Allain, O., & Rodrigues, A. A. (2013). CLUBE DE ASTRONOMIA DE ARARANGUÁ: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO DIVULGADORES CIENTÍFICOS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (15), 65–77. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/7

Edição

Seção

Artigos