CLUBE DE ASTRONOMIA DE ARARANGUÁ: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO DIVULGADORES CIENTÍFICOS
Palavras-chave:
Formação de professores, divulgação científica, Teoria da Aprendizagem Significativa.Resumo
O estudo que este trabalho relata ocorre desde 2009 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Araranguá. Nele procura-se formar divulgadores científicos durante a formação inicial de docentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física, além de promover ações de divulgação científica para o público geral da região da cidade de Araranguá por meio de um Clube de Astronomia chamado CA² (Clube de Astronomia de Araranguá). Entre as ações de divulgação científica que os licenciandos promovem estão: produção de vídeos, programas de rádio, palestras, observações noturnas, confecção e exposição de pôsteres, ensino de física para crianças, formação continuada de professores em atividades e ensino de Física regular utilizando a Astronomia como tema gerador. O trabalho de formação docente e divulgação científica do Clube fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, sempre procurando alcançar a pré-disposição em aprender e produzir material potencialmente significativo, as duas condições necessárias para que a aprendizagem significativa ocorra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-07-2013
Como Citar
Damasio, F., Allain, O., & Rodrigues, A. A. (2013). CLUBE DE ASTRONOMIA DE ARARANGUÁ: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS COMO DIVULGADORES CIENTÍFICOS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (15), 65–77. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/7
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.