OBSERVAÇÃO DO CÉU NO ENSINO DE ASTRONOMIA: CONSTRUINDO REFERENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.31-67Palavras-chave:
Astronomia, Observação do Céu, Propostas Didáticas, Análise, Construção.Resumo
Este artigo busca contribuir para a construção e análise de propostas didáticas voltadas à observação do céu, apresentando um conjunto de elementos fundamentados em pesquisas da área de Educação em Astronomia e na análise de materiais didáticos. Esses elementos servem como referência e subsídio para o planejamento, elaboração e avaliação de atividades de observação astronômica. Os resultados são organizados em três momentos principais: pré-observação, observação e pós-observação. No momento da pré-observação, define-se o foco da atividade, ou seja, o astro ou fenômeno a ser observado. Nessa etapa, articulam-se os objetivos da atividade, o horário, a duração e o local adequados para a observação. A observação propriamente dita representa o ápice da atividade. Além da identificação dos astros no céu, esse momento permite a coleta de dados e informações sobre o objeto estudado, que podem ser articulados com outros conceitos científicos. Aqui, discutem-se as estratégias a serem adotadas, como o tipo de registro, as medições a serem realizadas e os instrumentos que auxiliarão na observação. Por fim, a pós-observação é o momento de apresentação e discussão dos dados coletados, possibilitando a construção e articulação de conhecimentos e experiências. Essa etapa é essencial para consolidar o aprendizado e promover reflexões sobre o que foi observado. Ao estruturar a atividade nesses três momentos, o artigo oferece um guia prático para educadores, destacando a importância de cada fase no processo de ensino e aprendizagem em Astronomia.
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