ERROS CONCEITUAIS DE ASTRONOMIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO DE CIÊNCIAS – PNLD 2020 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.152-191Palavras-chave:
Educação em Astronomia, Livros didáticos, CiênciasResumo
Este estudo apresenta uma análise independente e não oficial de erros conceituais em astronomia encontrados em 12 livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental II, aprovados pelo PNLD 2020 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). A pesquisa adotou uma Abordagem Qualitativa em Pesquisa Educacional, utilizando as técnicas de Análise de Conteúdo e Análise Documental. Foram estabelecidas cinco categorias pré-definidas e 36 categorias emergentes para classificar os conceitos astronômicos. Para a avaliação quantitativa (frequência de conceitos, número de páginas, índice final e classificação), aplicou-se um limite de corte de 10%, baseado na proporção de erros em relação ao total de páginas — padrão derivado do Edital PNLD 2020 (Edital nº 01/2018). Dentre os livros analisados: Geração Alpha Ciências (Edições SM) foi aprovado, pois não apresentou erros conceituais; Inovar Ciências da Natureza (Saraiva) atendeu apenas ao critério de densidade de erros aceitável (erros de astronomia em relação às páginas com temas astronômicos). Os outros 10 livros (das editoras FTD, Brasil, SM, Ática, Saraiva e Moderna) reprovaram em todos os critérios, contendo, juntos, 85 erros conceituais — tanto em textos quanto em ilustrações. Este artigo documenta e corrige todos os equívocos astronômicos identificados nos livros reprovados. Apesar de a legislação federal brasileira exigir que os livros aprovados pelo PNLD estejam livres de erros conceituais, 11 dos 12 livros de Ciências analisados continham tais falhas, mas mesmo assim foram aprovados.
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