Investigando erros conceituais em Astronomia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do PNLD 2024

Autores

  • Jeferson Campos Nascimento Nascimento Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Tharcísyo Sá e Sousa Duarte Duarte Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Milene Rodrigues Martins Martins UFFS
  • Tatiana Santos Andrade Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.91-119

Palavras-chave:

Livro didático; Astronomia; Erros conceituais.

Resumo

O ensino de tópicos de astronomia está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto do Ensino Fundamental, e os livros didáticos desempenham um papel crucial como recurso teórico na preparação de aulas que abordam esses conteúdos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar duas coleções de livros didáticos de Ciências e Geografia, voltados para o Ensino Fundamental II e aprovados no PNLD 2024, a fim de identificar e investigar possíveis erros conceituais presentes em textos e imagens relacionados à Astronomia. A metodologia  adotada foi baseada na Pesquisa Documental e Análise de Conteúdo. Os  resultados apontam a presença substancial de erros conceituais, tanto em textos quanto em imagens, o que evidencia preocupações com a qualidade da aprendizagem dos estudantes, assim como a precisão e fidedignidade na apresentação dos conceitos astronômicos nos livros de Ciências e Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

Nascimento, J. C. N., Duarte, T. S. e S. D., Martins, M. R. M., & Andrade, T. S. A. (2025). Investigando erros conceituais em Astronomia nos livros didáticos de Ciências e Geografia do PNLD 2024. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(40), 90–118. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.91-119

Edição

Seção

Artigos