ATIVIDADES ASTRONÔMICAS PRÁTICAS DIURNAS
Palavras-chave:
Daytime astronomy, Hands-on, Sun-Earth-Moon System.Resumo
Estas atividades astronômicas diurnas surgiram de uma investigação feita na Nova Zelândia por um grupo de professores e astrônomos a respeito dos problemas do ensino da Astronomia. Este trabalho mostrou que a Astronomia é geralmente considerada uma disciplina difícil de ensinar, tradicionalmente baseada em livros, filmes e modelos. Os mais afortunados podem ter feito alguma visita a um observatório ou planetário, e os mais avançados podem talvez ter tentado uma sessão de observação noturna, as quais sofrem às vezes de dificuldades relacionadas ao tempo. O problema de não dispor de suficientes atividades práticas, a sensação de possuir conhecimentos inadequados, a necessidade de dispor de equipamento astronômico e experiência tem sido, em geral, demasiado intimidante para que os professores introduzam a matéria nas suas aulas. Se a Astronomia ia ser introduzida, então era preciso encontrar uma forma de resolver essas dificuldades. Nosso grupo, trabalhando com professores e alunos numa abordagem construtivista, encontrou que os princípios da Astronomia podem ser descobertos durante o dia, enquanto os alunos estão na escola. Trabalhando de forma cooperativa os alunos mediram e registraram observações de suas próprias sombras causadas pelos movimentos da estrela mais próxima, o Sol, e nosso planeta Terra. Devido ao fato de os alunos se envolverem muito pessoalmente nas atividades, eles ficaram muito mais interessados nos resultados do estudo. A Astronomia passou a ser um desafio para o professor e seus alunos quando aplicaram suas experiências diurnas à observação noturna desde suas casas, relatada depois em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-12-2009
Como Citar
Jackson, E. (2009). ATIVIDADES ASTRONÔMICAS PRÁTICAS DIURNAS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (8), 71–88. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/139
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.