OS SENTIDOS DA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA: UMA ANÁLISE COM BASE NA RELAÇÃO COM O SABER

Autores

  • Alberto Eduardo Klein Universidade Estadual de Londrina – Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Física.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Matemática.
  • Ferdinando Vinicius Domenes Zapparoli Universidade Estadual de Londrina – Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina.

Palavras-chave:

Observação astronômica, Sentido, Relação com o saber, Análise textual.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou entender quais os sentidos que as pessoas constroem para a observação astronômica. Os sujeitos da pesquisa, estudantes e professores do ensino médio, receberam inicialmente alguma instrução sobre como visualizar os objetos astronômicos através do telescópio. Após a realização da observação, eles foram entrevistados. A análise dos dados permitiu a elaboração de 12 categorias que foram posteriormente interpretadas com base nas relações com o saber (relação com o mundo, consigo mesmo e com o outro), conforme apresentadas por Bernard Charlot.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2010

Como Citar

Klein, A. E., Arruda, S. de M., Passos, M. M., & Zapparoli, F. V. D. (2010). OS SENTIDOS DA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA: UMA ANÁLISE COM BASE NA RELAÇÃO COM O SABER. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (10), 37–54. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/151

Edição

Seção

Artigos