ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2008
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Avaliação de livro didático, Erros conceituais.Resumo
A importância dos livros didáticos nas salas de aula revela-se quando estudos apontam que este recurso pedagógico é, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor de Ciências do ensino fundamental para a preparação de suas aulas. Quando analisamos os conteúdos de Astronomia presentes nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2008 e que, teoricamente, são os melhores livros disponíveis no mercado editorial brasileiro, buscamos esquadrinhar algumas categorias constantes no Guia de Livros Didáticos de 2008. A pesquisa caracteriza a freqüência do conteúdo de Astronomia no texto, nas figuras e nas atividades de experimentação. Além disso, descreve alguns erros conceituais e apresenta um conjunto de informações adicionais sobre as coleções.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-12-2011
Como Citar
Amaral, P., & Oliveira, C. E. Q. V. de. (2011). ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2008. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (12), 31–55. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/162
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.