MODELOS MENTAIS DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O DIA E A NOITE: UM ESTUDO SOB DIFERENTES REFERENCIAIS
Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Ciclo dia-noite, Modelos mentais, Concepções de alunos.Resumo
Este artigo procurou apontar subsídios para a elaboração de propostas voltada à Educação em Astronomia, relativos ao ensino do tema dia/noite, tendo por base modelos mentais de alunos quando explicam tal fenômeno segundo um referencial pautado na superfície da Terra e fora dela. Participaram desta pesquisa 18 alunos do 5º ano de uma escola estadual do município de Uberlândia (MG). As fontes de dados utilizadas foram: oral, gráfica e imagética, as quais foram analisadas segundo 4 categorias. Foram levantados pelos discentes 4 modelos mentais caracterizados e por nós denominados de: introdutório; intermediário; integrado e inconsistente. Os resultados apontam que o maior número de modelos mentais levantados pelos discentes é o intermediário. A maioria dos estudantes participantes não transitam entre os diferentes referenciais adotados quando explicam sobre o tema. Por fim, listamos propostas para o trabalho na sala de aula, pautadas por um ensino articulado com atividades de observação do céu.
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