FORMAS DE APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Teoria da Atividade, ensino de astronomia, formação continuada de professores.Resumo
O objetivo principal desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre a maneira como um grupo de professores se apropriaram dos instrumentos do KIT PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (KITPEA). Os sujeitos dessa pesquisa participaram do curso de especialização em ensino de astronomia oferecido pelo Projeto de Formação Continuada (Foco) no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Coletamos as informações por meio de um questionário e de uma entrevista, aplicados a esses professores. Estruturamos a análise dessas informações com a ajuda da Teoria da Atividade e da Teoria da Ação Mediada. Interpretamos as falas dos professores usando como dispositivo analítico os elementos constituintes do sistema de atividade e os conceitos de apropriação e domínio. Dentre os 11 sujeitos que participaram da pesquisa, foi possível identificar a apropriação dos instrumentos em 7 narrativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.