QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE OS MÉTODOS DE ERATÓSTENES E ARISTARCO PARA MEDIR OS TAMANHOS DA TERRA E DA LUA
Palavras-chave:
Educação em Astronomia, Ensino por investigação, Terra, Lua, Eratóstenes, Aristarco.Resumo
O trabalho apresenta uma proposta de sequência de ensino investigativo para a Educação Básica sobre a determinação dos tamanhos da Terra e da Lua, seguindo os passos de Eratóstenes e Aristarco de Samos, numa abordagem que busca explorar os aspectos históricos e interdisciplinares envolvidos no desenvolvimento do tema. São indicadas questões e problemas abertosa serem apresentados aos estudantes e sugeridas sequências de atividades a serem realizadas com o intuito de levantamento de hipóteses e resolução, destacando a importância da observação atenta de fenômenos naturais comuns, como as sombras dos objetos e os eclipses lunares, associada à aplicação de princípios geométricos e físicos simples e uma atitude investigativa que leva à obtenção de resultados notáveis, como as dimensões da Terra e da Lua. A proposta representa um primeiro passo no desenvolvimento de um projeto de ensino mais amplo sobre o tema das dimensões do universo, que objetiva promover uma conscientização dos estudantes com relação ao Universo e à nossa posição dentro dele.Downloads
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Publicado
31-01-2020
Como Citar
Ferreira, C. A., & Bisch, S. M. (2020). QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE OS MÉTODOS DE ERATÓSTENES E ARISTARCO PARA MEDIR OS TAMANHOS DA TERRA E DA LUA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (28), 27–46. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/398
Edição
Seção
Artigos
Licença
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