Uma proposta de ensino de fundamentos de Astronomia e Astrofísica via ensino sob medida

Autores

  • Thiago Nunes Cestari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ‎Porto Alegre.
  • Marcio Gabriel dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ‎Porto Alegre.
  • Rafael Aislan Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ‎Porto Alegre.

Palavras-chave:

Ensino de Física, Astronomia, Ensino sob Medida, Engajamento.

Resumo

Embora o Ensino de Astronomia seja recomendado por diversos documentos normativos, é desconsiderado por grande parte dos autores de livros didáticos, bem como esquecido pelos professores da educação básica em seus planejamentos e ações didáticas. Como forma de contribuir para sanar essa lacuna, desenvolvemos uma sequência utilizando o método Ensino sob Medida. Essa sequência didática utilizou o método supracitado para abordar os seguintes temas: o que é uma estrela? Qual a origem da formação do sistema solar? O nascimento, a vida e a morte das estrelas, nucleossíntese e a origem e a expansão do universo. Foram programadas cinco aulas com 50 minutos cada e, ao final, foi aplicado um teste conceitual a fim de avaliar a aprendizagem dos estudantes, além de um questionário de opiniões, com intuito de verificar o engajamento deles. Com tais aplicações, percebeu-se que essa sequência didática proporcionou engajamento dos alunos nas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

Cestari, T. N., Santos, M. G. dos, & Amaral, R. A. (2020). Uma proposta de ensino de fundamentos de Astronomia e Astrofísica via ensino sob medida. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (29), 7–25. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/409

Edição

Seção

Artigos