Discursos de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o tema “estações do ano”

Autores

  • Sorandra Corrêa de Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia.
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru.

Palavras-chave:

Astronomia, Anos iniciais do ensino fundamental, Estações do ano, Formação em serviço.

Resumo

Apresentamos aqui um recorte de uma pesquisa que teve como foco um curso de formação de professores em serviço em uma escola pública, por meio de parceria com uma universidade. Os pesquisadores se dispuseram a assessorar docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em conteúdos relacionadas ao ensino de Ciências, particularmente, ao conhecimento físico. O objetivo foi averiguar como tal assessoramento pôde contribuir para novas interpretações e estratégias metodológicas de docentes em serviço a partir de resultados da pesquisa em ensino de Física e Ciências sobre temas proposto pelo currículo escolar. Destacamos neste artigo os discursos das docentes da amostra considerada sobre o tema “Estações do Ano”. O estudo teve como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso em sua linha francesa. Dentre os objetivos alcançados pela parceria, pôde-se observar que as docentes: i) passaram a explicar o fenômeno de forma compatível com a explicação cientificamente aceita; ii) criaram formas de inseri-lo, conscientemente, em suas práticas pedagógicas, mostrando maior autonomia para o ensino de noções de Ciências presentes na proposta curricular para os anos iniciais, principalmente no eixo temático “Terra e Universo”, relacionado com a Astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

Lima, S. C. de, & Nardi, R. (2020). Discursos de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o tema “estações do ano”. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (29), 51–72. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/431

Edição

Seção

Artigos