Comparação de currículos de educação escolar em Astronomia entre Filipinas e Japão
Palavras-chave:
Currículo escolar, Comparação de currículo Filipinas - Japão.Resumo
Como um estudo de caso para países em desenvolvimento com o objetivo de melhorar a educação escolar em ciências e Astronomia, comparamos os currículos de ciências escolares das Filipinas e do Japão. As Filipinas recentemente mudaram seu currículo nacional com o objetivo de fortalecer o ensino de ciências. O Japão, por outro lado, já possui um currículo nacional respeitável e continua sendo um dos países de destaque no ensino de ciências. Da mesma forma, o ensino superior e o ensino informal de Astronomia dos dois países foram revisados quanto a semelhanças e diferenças. Os Standards Curriculares Nacionais das Filipinas e do Japão e os livros científicos aprovados pelos governos foram usados na análise de suas respectivas competências em aprendizado de Astronomia. Os resultados mostram que os tópicos relacionados à Astronomia nos dois países são quase os mesmos, mas os estudantes filipinos têm mais tempo e exposição aos conceitos de Astronomia em comparação aos estudantes japoneses. Por outro lado, o Japão é rico em apresentações de pesquisas por parte de alunos no Ensino Médio. O Japão oferece mais oportunidades e facilidades aos estudantes que desejam seguir o ensino e a pesquisa em Astronomia. Parece que esses antecedentes são a base para um ambiente de pesquisa em Astronomia mais rico no Japão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-09-2020
Como Citar
Crisostomo, L., Uenoyama, S., Sagisaka, K., & Tomita, A. (2020). Comparação de currículos de educação escolar em Astronomia entre Filipinas e Japão. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (29), 87–102. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/452
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Lieza Crisostomo, Sachiyo Uenoyama, Kanae Sagisaka, Akihiko Tomita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.