AUSÊNCIA DE GRAVIDADE E ESTADO DE IMPONDERABILIDADE: A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Ensino de Física, Imponderabilidade, Ausência de gravidade.Resumo
O presente artigo relata um estudo de cunho descritivo realizado com estudantes universitários do primeiro semestre acerca dos conceitos de ausência de gravidade e imponderabilidade. Os sujeitos deste estudo foram estudantes dos cursos das áreas de Ciências Exatas e Engenharias de uma universidade comunitária do município de Caxias do Sul, RS. Um questionário fechado foi aplicado aos estudantes para identificar seu entendimento acerca dos conceitos de imponderabilidade e de ausência de gravidade. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para auxiliar na elaboração das perguntas que compunham o questionário. Os resultados do questionário indicaram que mais da metade dos estudantes não distinguiu entre os conceitos de ausência de gravidade e imponderabilidade. Diante dos resultados obtidos, enfatiza-se a recomendação para que professores, tanto de Ensino Médio quanto de Graduação, procurem material apropriado e utilizem estratégias adequadas para ensinar esses temas em suas aulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo Cecconello, Vinícius Pavinato, Odilon Giovannini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.