TÉCNICAS DE CAPTURA E PROCESSAMENTO DE ASTROFOTOGRAFIAS UTILIZANDO EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Autores

Palavras-chave:

Astrofotografias, Adaptação de Câmeras, Processamento de Imagens.

Resumo

É crescente o número de interessados em coletar imagens do céu, seja para uso amador ou
científico. Com isto, várias tecnologias têm sido utilizadas para capturar e processar imagens de astros, desde câmeras de alto custo, em grandes observatórios com telescópios enormes, até câmeras digitais pequenas e sensores CCDs. É evidente que o acesso ao campo da astrofotografia possui ainda uma barreira financeira, tanto para astrônomos amadores quanto para pesquisas em instituições de ensino. Sendo assim, este trabalho busca elaborar uma metodologia simples que exemplifica técnicas de captura e processamento de astrofotografias utilizando equipamentos de baixo custo. Para isto, são realizadas astrofotografias utilizando duas câmeras digitais pequenas acopladas a um telescópio, que posteriormente foram processadas e analisadas. Foram obtidas astrofotografias da Lua, Saturno, Júpiter e suas luas Galileanas. Além disso, calculou-se os diâmetros de várias crateras lunares, a fim de exemplificar a aplicação do método na extração de dados físicos das imagens, assim como evidenciou-se o movimento orbital das luas de Júpiter (Europa, Ganimedes, Io e Calisto). A metodologia apresentada se mostrou eficiente ao capturar, processar e extrair dados físicos de astrofotografias, podendo ser aplicadas tanto
para fins artísticos quanto para o ensino de Astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-07-2021

Como Citar

Teixeira, A. F. ., Costa , G. F. ., Nader Neto , J. ., Armond , A. C. M. M. Z., & Torres, K. B. V. (2021). TÉCNICAS DE CAPTURA E PROCESSAMENTO DE ASTROFOTOGRAFIAS UTILIZANDO EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (31), 37–65. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/539

Edição

Seção

Artigos