TERRA E CÉUS: DOIS UNIVERSOS SEPARADOS?

Autores

  • Jaime Carrascosa
  • Daniel Gil-Pérez
  • Jordi Solbes
  • Amparo Vilches

Palavras-chave:

Barreira Terra-Céu, revoluções científicas, interações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA), liberdade de pesquisa, natureza da ciência, história da ciência, aprendizagem como pesquisa orientada.

Resumo

O estudo da gravitação constitui uma ocasião excepcional para mostrar a ciência e a tecnologia em toda sua riqueza e complexidade, considerando, entre outros aspectos: as situações problemáticas relevantes que levaram à construção dos conhecimentos, as dificuldades de todo tipo que se teve que enfrentar nessa construção e, muito em particular,a necessidade  de se superar as “evidências do senso comum” que estabeleciam uma suposta barreira intransponível entre a Terra e os Céus e que foram um obstáculo durante séculos para o desenvolvimento científico. Neste trabalho apresentamos um programa de atividades para o estudo da gravitação nos últimos anos do ensino médio, orientado a favorecer a participação dos estudantes, em alguma medida, na reconstrução deste processo que constituiu a denominada primeira grande revolução científica e a nos aproximarmos do estudo de uma das ciências mais antigas, a Astronomia, que hoje continua despertando grande interesse.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

01-12-2005

Como Citar

Carrascosa, J., Gil-Pérez, D., Solbes, J., & Vilches, A. (2005). TERRA E CÉUS: DOIS UNIVERSOS SEPARADOS?. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (2), 49–74. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/57

Edição

Seção

Artigos