Formação Inicial e Continuada de professores em Astronomia no Ensino Fundamental:
Uma análise de artigos publicados na RELEA.
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.008Palavras-chave:
Formação Inicial, Formação Continuada, RELEA, Ensino de Astronomia, Ensino FundamentalResumo
Este estudo objetivou analisar os artigos veiculados na Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia (RELEA) entre 2005 e 2020, centrando-se na formação inicial e continuada em astronomia no ensino fundamental. Foram identificadas 14 pesquisas, categorizadas em dois grupos: (1) Formação Inicial e (2) Formação Continuada. Diante disso também realizamos uma subcategorização para melhor análise, (A) Investigação acerca dos conhecimentos astronômicos de professores e as abordagens pedagógicas adotadas: com foco na compreensão e aplicação de conceitos astronômicos para identificar oportunidades de aperfeiçoamento, (B) Atividades de formação: delineando ações e materiais desenvolvidos para equipar educadores em potencial com competências para um ensino eficaz da astronomia e (C) Realização e análise de metodologias envolvendo astronomia: Criação e avaliação de estratégias educacionais voltadas para o ensino de astronomia, medindo sua eficácia e impacto na
aprendizagem dos alunos. O foco destas categorias é aprimorar o ensino da astronomia, englobando a formação de educadores e a entrega eficaz do conteúdo. O estudo também fornece exemplos de práticas pedagógicas aplicáveis por professores em formação ou em exercício. A análise dos artigos revela uma preocupação unânime com a didática da astronomia, evidenciando sua importância para o avanço social e a imperatividade de capacitar adequadamente os docentes. Esta pesquisa oferece uma visão abrangente da formação em astronomia no ensino fundamental, evidenciada nas publicações da RELEA, reforçando a necessidade de uma formação robusta na área e a relevância da revista como recurso primordial para enriquecer o ensino deste campo fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabrieli Dos Santos Noronha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.