Formação Inicial e Continuada de professores em Astronomia no Ensino Fundamental:
Uma análise de artigos publicados na RELEA.
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.008Keywords:
Formação Inicial, Formação Continuada, RELEA, Ensino de Astronomia, Ensino FundamentalAbstract
Este estudo objetivou analisar os artigos veiculados na Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia (RELEA) entre 2005 e 2020, centrando-se na formação inicial e continuada em astronomia no ensino fundamental. Foram identificadas 14 pesquisas, categorizadas em dois grupos: (1) Formação Inicial e (2) Formação Continuada. Diante disso também realizamos uma subcategorização para melhor análise, (A) Investigação acerca dos conhecimentos astronômicos de professores e as abordagens pedagógicas adotadas: com foco na compreensão e aplicação de conceitos astronômicos para identificar oportunidades de aperfeiçoamento, (B) Atividades de formação: delineando ações e materiais desenvolvidos para equipar educadores em potencial com competências para um ensino eficaz da astronomia e (C) Realização e análise de metodologias envolvendo astronomia: Criação e avaliação de estratégias educacionais voltadas para o ensino de astronomia, medindo sua eficácia e impacto na
aprendizagem dos alunos. O foco destas categorias é aprimorar o ensino da astronomia, englobando a formação de educadores e a entrega eficaz do conteúdo. O estudo também fornece exemplos de práticas pedagógicas aplicáveis por professores em formação ou em exercício. A análise dos artigos revela uma preocupação unânime com a didática da astronomia, evidenciando sua importância para o avanço social e a imperatividade de capacitar adequadamente os docentes. Esta pesquisa oferece uma visão abrangente da formação em astronomia no ensino fundamental, evidenciada nas publicações da RELEA, reforçando a necessidade de uma formação robusta na área e a relevância da revista como recurso primordial para enriquecer o ensino deste campo fundamental.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabrieli Dos Santos Noronha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.