A Educação em Astronomia e as diversas dimensões de escala:

Micro, macro, horizontal e vertical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.10

Palavras-chave:

Escalas, Ensino e Aprendizagem, Educação em Astronomia

Resumo

Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia. Pensar sobre essa temática representa o desafio de refletir sobre o conhecimento astronômico de maneira que sejam problematizadas as abordagens envolvendo a espacialidade/temporalidade e a complexidade dos fenômenos nos diferentes temas e conteúdos. Apesar de existir uma aparente distância entre esses conteúdos e nosso cotidiano, como se fosse algo que diz respeito apenas ao espaço, longe de nosso ambiente imediato, existem grandes possibilidades de estreitamento e relação com os contextos dos educandos, de forma que essa temática faça mais sentido e compreenda-se que somos um todo com os fenômenos, de forma sistêmica, afetados e organizados a partir deles, bem como atuantes.

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Biografia do Autor

Maurício Compiani, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade de São Paulo (1981), Mestrado em Educação (1988), Doutorado em Educação (1996) e Livre-Docência em Educação em Geociências (2003) pela Universidade Estadual de Campinas e PROFESSOR TITULAR (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 1988, é professor do Instituto de Geociências da UNICAMP, de 2014 até 2020, esteve trabalhando na Faculdade de Educação no Depto. de Ensino de Práticas Culturais (DEPRAC) e, atualmente, está no Depto. de Política Científica (DPCT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental e médio, ensino de geociências, estudos críticos do lugar/ambiente, abordagens sócio-histórica, formação continuada de professores, interdisciplinaridade. Coordenador de graduação do Instituto de Geociências de 2005 a 2007. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra de 2007 a 2010. Coordenador dos projetos Fapesp Ensino Público 2006/1558-1 e Petrobras Ambiental sobre o tema conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana de 2007 a 2010. De 2004 a 2014 foi lider do Grupo de Pesquisa de Educação Aplicada às Geociências. Sub-coordenador (de fev/2013 a jan/2015) e Coordenador (de fev/2015 a jan/2017) do Programa Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da UNICAMP. É membro do grupo de Pesquisa gepCE (grupo de pesquisa em ensino de ciências) da FE-UNICAMP.

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Publicado

26-07-2023

Como Citar

da Silva Gonçalves, P. C., & Compiani, M. (2023). A Educação em Astronomia e as diversas dimensões de escala: : Micro, macro, horizontal e vertical . Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (35), 10–21. https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.10

Edição

Seção

Artigos