Erros conceituais de Astronomia em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - PNLD 2021
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.77Palavras-chave:
Astronomia, Ensino de Astronomia, Educação em Astronomia, Livros didáticos, Ciências da Natureza, Erros conceituais de AstronomiaResumo
Foram analisados os tipos de erros conceituais de Astronomia presentes em sete coleções de livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio, aprovadas no PNLD 2021. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a Abordagem Qualitativa de Pesquisa em Educação e a técnica empregada foi a Análise de Conteúdo. Estabeleceram-se seis categorias prévias e cinquenta não previstas para os conceitos de Astronomia e índices quantitativos com tolerância de 10,0% para conceitos, páginas, índice final e nota, tal como determina o Edital nº 3/2019 do PNLD 2021. Tendo em vista que, de acordo com a legislação vigente no Brasil, os livros didáticos, para serem aprovados nos editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, não podem apresentar erros conceituais, e que todas as coleções de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovadas no PNLD 2021continham um total de noventa e três erros conceituais em textos e em ilustrações de Astronomia, estas foram reprovadas por este estudo. Outros seis livros didáticos de Projetos Integradores que continham temas de Astronomia e que, por esta razão, também foram analisados, não apresentaram erros conceituais e foram, portanto, aprovados na avaliação realizada por esta pesquisa.
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Copyright (c) 2023 Paulo Henrique Azevedo Sobreira, José Pedro Machado Ribeiro
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