Um jogo digital que apresenta a origem dos elementos químicos
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.155Palavras-chave:
Nucleossíntese, Ensino de química, Jogos educativos, Tabela PeriódicaResumo
A pandemia da covid-19 provocou mudanças no comportamento das pessoas em ambientes compartilhados que afetaram também o ambiente escolar. Muitos professores tiveram que modificar suas aulas para se adaptar ao ensino remoto e superar as dificuldades impostas pelo distanciamento social. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e de metodologias ativas tornou-se uma das melhores formas de superar alguns dos desafios impostos ao ensino nesse período. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo digital “A tabela periódica segundo a cosmoquímica”, bem como a aplicação e avaliação da versão inicial com estudantes do ensino médio. O principal objetivo do jogo é apresentar a origem dos elementos químicos dentro do contexto da astronomia. O jogo pode facilitar a compreensão da tabela periódica, sua importância no cotidiano e como ocorreu
a evolução do Universo primordial, a depender dos objetivos de aprendizagem, do contexto da sala de aula e da disciplina na qual ele for utilizado. Alguns elementos do jogo que o caracterizam como jogo educativo foram avaliados em uma turma piloto e os resultados foram positivos. Observou-se uma boa interação e aceitação dos estudantes pelo jogo e uma melhora nas respostas após o contato com o jogo.
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