Um jogo digital que apresenta a origem dos elementos químicos
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.155Palavras-chave:
Nucleossíntese, Ensino de química, Jogos educativos, Tabela PeriódicaResumo
A pandemia da covid-19 provocou mudanças no comportamento das pessoas em ambientes compartilhados que afetaram também o ambiente escolar. Muitos professores tiveram que modificar suas aulas para se adaptar ao ensino remoto e superar as dificuldades impostas pelo distanciamento social. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e de metodologias ativas tornou-se uma das melhores formas de superar alguns dos desafios impostos ao ensino nesse período. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo digital “A tabela periódica segundo a cosmoquímica”, bem como a aplicação e avaliação da versão inicial com estudantes do ensino médio. O principal objetivo do jogo é apresentar a origem dos elementos químicos dentro do contexto da astronomia. O jogo pode facilitar a compreensão da tabela periódica, sua importância no cotidiano e como ocorreu
a evolução do Universo primordial, a depender dos objetivos de aprendizagem, do contexto da sala de aula e da disciplina na qual ele for utilizado. Alguns elementos do jogo que o caracterizam como jogo educativo foram avaliados em uma turma piloto e os resultados foram positivos. Observou-se uma boa interação e aceitação dos estudantes pelo jogo e uma melhora nas respostas após o contato com o jogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Crediana Siqueira, Adhimar Oliveira, Newton Figueiredo, Milady Silva, Marcos Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.