Viagem à Lua:

Uma proposta para aborar o ensino de viagens espaciais em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.087

Palavras-chave:

Ensino de Física, Propostas didáticas, Lua

Resumo

A viagem à Lua recobrou o seu destaque nas mídias sociais e nos meios de comunicação nos últimos anos graças aos avanços da empresa SpaceX. Em busca de uma forma de conectar os tópicos de Astronomia ensinados na Base Nacional Comum Curricular no Brasil e a realidade científica atual, e contribuir para a divulgação científica, o presente trabalho visa adaptar a Física envolvida em voos espaciais, permitindo uma abordagem mais viável em salas de aula do Ensino Médio. Inicialmente, utilizou-se a viagem à Lua e os conceitos de Movimento Retilíneo e Circular Uniforme, bem como a Lei da Gravitação Universal, para analisar a aceleração que ocorre no foguete ao longo da viagem Terra-Lua e analisou a quantidade aproximada de energia necessária para atingir a Lua. Investigou-se os pontos de lançamento que permitiriam a economia de energia e, consequentemente, de combustível. Foram utilizados os conceitos de variação de posição angular para calcular os pontos de partida e chegada do foguete durante a viagem Terra-Marte. Por fim, foram investigados os desafios técnicos e logísticos envolvidos na viagem a Marte, bem como o uso de simulações para abordar questões mais abstratas. 

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Publicado

26-05-2024

Como Citar

Rodrigues, J. H., & Oliveira, J. M. (2024). Viagem à Lua:: Uma proposta para aborar o ensino de viagens espaciais em sala de aula. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(37), 87–111. https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.087

Edição

Seção

Artigos