LITERATURA E ASTRONOMIA:
UMA ANÁLISE DESCRITIVA DO CONTO “O NOSSO SISTEMA SOLAR” DA OBRA SERÕES DE DONA BENTA DE MONTEIRO LOBATO
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.104Palavras-chave:
Literatura Infantil, Educação em Astronomia, Literatura no ensino de AstronomiaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis relações entre o conto “O Nosso Sistema Solar”, da obra Serões de Dona Benta, de Monteiro Lobato, com a temática Astronomia. A abordagem metodológica para a constituição e a análise dos dados foi a qualitativa, especificamente a descritiva. Quanto aos procedimentos, utilizamos a pesquisa documental. Os dados foram analisados sob as lentes teóricas da análise de conteúdo de Bardin (1977) e, a partir desta teoria, estudamos três categorias de análise estabelecidas à priori: Categoria I. Evolução das estrelas, Espectro Solar e Manchas Solares; Categoria II. Sistema Solar e a Categoria III. Planetas e Exoplanetas. A análise dos dados da nossa pesquisa nos permite inferir que o conto realiza o papel tanto de Literatura Infantil, como de material didático e propicia condições para o ensino e a aprendizagem de conceitos astronômicos. As principais contribuições deste trabalho dizem respeito a oferecer subsídios conceituais para os docentes incorporarem o conto em sua proposta curricular, evidenciando algumas possibilidades de intersecção entre a Literatura Infantil de Monteiro Lobato e a área de Educação em Astronomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Muniz Oliveira, Michel Corci Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.