LITERATURA Y ASTRONOMÍA: UN ANÁLISIS DESCRIPTIVO DEL CUENTO NUESTRO SISTEMA SOLAR A PARTIR DE LA OBRA SERÕES DE DONA BENTA DE MONTEIRO LOBATO

UMA ANÁLISE DESCRITIVA DO CONTO “O NOSSO SISTEMA SOLAR” DA OBRA SERÕES DE DONA BENTA DE MONTEIRO LOBATO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.104

Palabras clave:

Literatura Infantil, Educação em Astronomia, Literatura no ensino de Astronomia

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo analizar las posibles relaciones entre el cuento O Nosso Sistema Solar de la obra Serões de Doña Benta de Monteiro Lobato con el tema de la Astronomía. El enfoque metodológico para la constitución y análisis de los datos fue cualitativo, específicamente descriptivo. En cuanto a los procedimientos, utilizamos la investigación documental. Los datos fueron analizados bajo el lente teórico del análisis de contenido de Bardin (1977) y en base a esta teoría se estudiaron tres categorías de análisis establecidas a priori: Categoría I. Evolución de estrellas, Espectro Solar y Manchas Solares; Categoría II. Sistema Solar y Categoría III. Planetas y Exoplanetas. El análisis de los datos de nuestra investigación nos permite inferir que el cuento cumple la función tanto de Literatura Infantil como de material didáctico y proporciona condiciones para la enseñanza y el aprendizaje de conceptos astronómicos. Las principales contribuciones de este trabajo están relacionadas con ofrecer subsidios conceptuales para que los docentes incorporen el cuento en su propuesta curricular, destacando algunas posibilidades de intersección entre la Literatura Infantil de Monteiro Lobato y el área de Educación en Astronomía.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Muniz Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Licencianda em Física pela Universidade Estadual de Maringá - Câmpus Regional de Goioerê. Bolsista do Programa de Extensão "Escolas na UEM". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: experimentação com materiais de baixo custo e História em Quadrinhos para o Ensino de Física. Tem interesse em Astronomia, Física Moderna e Ensino em Física

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Possui graduação em Filosofia pela Uninter (2021). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É embaixador da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. É líder do grupo de pesquisa LADECA (Laboratório para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia). É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR - Campo Mourão e coordenador do Programa para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia da UTFPR - Campo Mourão. É membro do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) - Fenômenos extremos do Universo. É coordenador da linha 4: Educação em espaçoes não formais e Divulgação científica) do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO E DIVULGAÇÃO DE FÍSICA e ASTRONOMIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos e sequências de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação inicial e continuada de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Educação em espaços não formais e divulgação de Astronomia de Astronomia em ambientes não formais.

Publicado

2023-12-24

Cómo citar

Oliveira, C. M., & Corci Batista, M. . (2023). LITERATURA Y ASTRONOMÍA: UN ANÁLISIS DESCRIPTIVO DEL CUENTO NUESTRO SISTEMA SOLAR A PARTIR DE LA OBRA SERÕES DE DONA BENTA DE MONTEIRO LOBATO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DO CONTO “O NOSSO SISTEMA SOLAR” DA OBRA SERÕES DE DONA BENTA DE MONTEIRO LOBATO. Revista Latinoamericana De Educación En Astronomía, 1(36), 104–117. https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.104

Número

Sección

Artículos