UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE E SATISFAÇÃO DO PÚBLICO EM ASTRONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.68-92Palavras-chave:
Astronomia, Ciência Participativa, Educação não formal, Interesse, SatisfaçãoResumo
A astronomia é uma área da ciência que motiva os mais jovens a interpretar os fenômenos que ocorrem no espaço. Segundo alguns estudos, a satisfação e o interesse na astronomia podem variar com fatores socioculturais, com o desempenho acadêmico e o bem-estar das pessoas. Tendo como base os alunos em idade escolar, um dos públicos identificados por Burns et al. (2003), neste estudo tentamos entender melhor as causas do interesse na participação em atividades de astronomia e a fonte da satisfação nessa participação. O estudo incidiu em enquetes a 34 alunos (amostra de voluntários) que se inscreveram no programa Academia do Espaço, inserido na atividade Verão em Projeto da Universidade Júnior da Universidade do Porto. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas a 4 desses alunos, visando responder às questões da pesquisa. As atividades do programa foram implementadas durante 1 semana, seguindo o modelo dialógico focado em promover a interação com práticas científicas, recolha e análise de dados, construção de protótipos e desenvolvimento de projetos. Os resultados mostram que o interesse dos alunos em participar em atividades de astronomia têm uma causa que é pessoal e intrínseca, mas que é também influenciada por causas externas. Quanto às fontes de satisfação, verificou-se que estas não se reduzem apenas ao tema da astronomia, tendo sido identificados parâmetros sociocientíficos igualmente relevantes. Existem também evidências para uma possível relação de paridade entre a satisfação e interesse na participação em atividades de astronomia com a consciencialização e compreensão da ciência, elementos referenciados por Burns et al. (2003) como a analogia das vogais. Estes resultados dão informações relevantes quanto à formulação de atividades para a promoção da ciência, que cativam efetivamente a participação do público jovem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jorge Fonte, Paulo Simeão Carvalho, Jorge Gameiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.