EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.93-123Palavras-chave:
Educação em Astronomia, Experiências Estéticas, Fenomenologia, ØstergaardResumo
O presente ensaio tem como objetivo interpretar como o conceito de experiência estética, a partir da fenomenologia, pode ser articulado à Educação em Astronomia. Assim, abordaremos, primeiramente, sobre a filosofia e um dos seus ramos, a fenomenologia, porém em um viés merleau-pontyano, baseado na ideia da corporeidade. Posteriormente, apresentaremos a filosofia na Educação em Ciências e a abordagem fenomenológica na Educação em Ciências na perspectiva de EdvinØstergaard. Østergaard apresenta algumas problemáticas na Educação em Ciências, como a reversão ontológica e o desenraizamento. Para contornar tais problemáticas, o autor parte das experiências estéticas, que procuram valorizar a percepção sensorial. Com isso, abordaremos o conceito de experiência estética, por um viés fenomenológico, na Educação em Ciências conforme a visão de Østergaard para, então, identificarmos produções que apresentaram experiências estéticas na Educação em Astronomia a partir da fenomenologia. Concluímos que uma Educação em Astronomia fenomenológica possibilita uma proximidade com a realidade do educando, a viverem no presente de forma mais intensa e a criarem um vínculo com a natureza que os cerca. A sensibilidade mobilizada pela dimensão estética é levada em consideração e pode ser utilizada como um ponto de partida para o conhecimento na Educação em Astronomia.
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