EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA

Autores

  • Ritchielli Cristine Schröder Coimbra Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.93-123

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Experiências Estéticas, Fenomenologia, Østergaard

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo interpretar como o conceito de experiência estética, a partir da fenomenologia, pode ser articulado à Educação em Astronomia. Assim, abordaremos, primeiramente, sobre a filosofia e um dos seus ramos, a fenomenologia, porém em um viés merleau-pontyano, baseado na ideia da corporeidade. Posteriormente, apresentaremos a filosofia na Educação em Ciências e a abordagem fenomenológica na Educação em Ciências na perspectiva de EdvinØstergaard. Østergaard apresenta algumas problemáticas na Educação em Ciências, como a reversão ontológica e o desenraizamento. Para contornar tais problemáticas, o autor parte das experiências estéticas, que procuram valorizar a percepção sensorial. Com isso, abordaremos o conceito de experiência estética, por um viés fenomenológico, na Educação em Ciências conforme a visão de Østergaard para, então, identificarmos produções que apresentaram experiências estéticas na Educação em Astronomia a partir da fenomenologia. Concluímos que uma Educação em Astronomia fenomenológica possibilita uma proximidade com a realidade do educando, a viverem no presente de forma mais intensa e a criarem um vínculo com a natureza que os cerca. A sensibilidade mobilizada pela dimensão estética é levada em consideração e pode ser utilizada como um ponto de partida para o conhecimento na Educação em Astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ritchielli Cristine Schröder Coimbra, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Licenciada em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela UFPR.

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Líder do Grupo de Pesquisa Jano: Filosofia e História na Educação em Ciências. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) da UFPR.

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2008), mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação e no programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências, Educação de Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE).

Downloads

Publicado

11-05-2025

Como Citar

Coimbra, R. C. S., Sousa, R. S. de, & Bartelmebs, R. C. (2025). EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(39), 93–123. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.93-123

Edição

Seção

Artigos