ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.192-213Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação em Astronomia, Estado do Conhecimento, Produção bibliográficaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o que revelam as pesquisas brasileiras acerca da Astronomia na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo do tipo estado do conhecimento. Foram analisados 13 trabalhos relacionados à temática, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A análise se deu a partir dos procedimentos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e teve como categorias a priori: as temáticas, problemáticas e objetivos das pesquisas; os tipos de pesquisas e produção de dados; e os procedimentos de análise e resultados alcançados. Os resultados demonstram que a maioria das pesquisas se concentra na área de Ciências da Natureza ou Alfabetização Científica; a intenção dos autores foi entender o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e contribuir com recursos pedagógicos específicos para a área; todas as pesquisas são de natureza qualitativa; a produção de dados se deu através de pesquisa participante, estudo de campo e pesquisa-ação; os instrumentos mais utilizados para a coleta dos dados foram observações, anotações e registros audiovisuais; o procedimento de análise mais utilizado foi a análise de conteúdo. Dentre os principais resultados observados, destaca-se o favorecimento da aprendizagem de Astronomia na Educação Infantil, por meio direto ou indireto, com possível interlocução com outras áreas do conhecimento.
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