ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Andrezza Tiana Pessutto Rede Municipal de Ensino do Município de Marau
  • LUIZ MARCELO DARROZ Curso de Física da Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.192-213

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação em Astronomia, Estado do Conhecimento, Produção bibliográfica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o que revelam as pesquisas brasileiras acerca da Astronomia na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo do tipo estado do conhecimento. Foram analisados 13 trabalhos relacionados à temática, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A análise se deu a partir dos procedimentos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e teve como categorias a priori: as temáticas, problemáticas e objetivos das pesquisas; os tipos de pesquisas e produção de dados; e os procedimentos de análise e resultados alcançados. Os resultados demonstram que a maioria das pesquisas se concentra na área de Ciências da Natureza ou Alfabetização Científica; a intenção dos autores foi entender o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e contribuir com recursos pedagógicos específicos para a área; todas as pesquisas são de natureza qualitativa; a produção de dados se deu através de pesquisa participante, estudo de campo e pesquisa-ação; os instrumentos mais utilizados para a coleta dos dados foram observações, anotações e registros audiovisuais; o procedimento de análise mais utilizado foi a análise de conteúdo. Dentre os principais resultados observados, destaca-se o favorecimento da aprendizagem de Astronomia na Educação Infantil, por meio direto ou indireto, com possível interlocução com outras áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUIZ MARCELO DARROZ, Curso de Física da Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação em Ciências - UFRGS

Mestre em Ensino de Física - UFRGS

Especialista em Física - UPF

Licenciado em Matemática - UPF

Licenciando em Física - UFSM

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC.

Downloads

Publicado

11-05-2025

Como Citar

Pessutto, A. T. ., DARROZ, L. M., & Rosa, C. T. W. da . (2025). ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(39), 192–213. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.192-213

Edição

Seção

Artigos