ABORDAGEM DA ASTRONOMIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.024Resumen
A Astronomia é apontada como uma importante colaboradora da Educação em Ciências: além de possibilitar a interdisciplinaridade e contemplar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ela possui um papel motivador dificilmente encontrado em outras esferas científicas. Embora reconhecida por suas contribuições na formação de cidadãos críticos e responsáveis e mesmo estando presente nos documentos norteadores da Educação Básica, a área vem perdendo seu espaço em sala de aula. Segundo diversos estudos, essa ausência de assuntos astronômicos nos currículos da Educação Básica, possui decorrência, dentre outros fatores, da falta de formação apropriada dos docentes para a Astronomia e problemáticas relacionadas aos Livros Didáticos. Neste sentido, buscamos verificar, por meio da presente pesquisa, de que forma assuntos astronômicos vêm sendo abordados em uma coleção de Livros Didáticos da disciplina de Física. De modo geral concluímos que a coleção trata da Astronomia, contudo de forma bastante vaga e cometendo, em certos casos, erros conceituais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 TAÍS REGINA HANSEN, LUCIANA BAGOLIN ZAMBON
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.