ASTROFÍSICA ESCOLAR: BRINCANDO COM DADOS OBSERVACIONAIS
Palavras-chave:
Diagrama de Hubble, Modelos observacionais, Ciência escolar e ciência avançada, Natureza da Ciência.Resumo
A utilização de registros observacionais na construção de seqüências didáticas em Astrofísica Escolar não é algo usual no ensino médio. Tampouco o é uma abordagem de temáticas dentro do contexto da Natureza da Ciência. Agrega-se a estas carências a falta de propostas que estimulem a utilização do computador como um laboratório para estudar a natureza. Os aspectos mencionados expõem a existência de um desajuste entre ciência escolar e ciência avançada, estabelecendo a necessidade de elaborar projetos educativos simples que promovam o diálogo interdisciplinar entre ambos campos do conhecimento. Partindo destes pressupostos, este trabalho apresenta a reformulação escolar do problema abordado por Hubble –a relação entre redshift e distância das galáxias- e se exploram as principais dimensões educativas que emergem do mesmo. A proposta está destinada a alunos do último ano do nível médio, primeiros anos do curso superior e a estudantes e professores de Institutos de Formação Docente. As atividades práticas realizadas mostram que a proposta é viável, que mobiliza inquietudes em torno da temática e da Astrofísica e que se fortalece ao adquirir um caráter lúdico e cooperativo.Downloads
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Publicado
01-07-2011
Como Citar
Navone, H. D., Scancich, M., & Vázquez, R. A. (2011). ASTROFÍSICA ESCOLAR: BRINCANDO COM DADOS OBSERVACIONAIS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (11), 81–93. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/157
Edição
Seção
Artigos
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