O filme Interestellar como recurso didático-pedagógico para o ensino de aprendizagem em Astronomia.

Autores/as

  • Marilha Aparecida Cruz Cunha UEM
  • Edvan Gomes da Silva Bandeira UEM
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior UEM
  • Adriano José Ortiz IFPR

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.240-264

Palabras clave:

Dilatação Temporal; Viagens interestelares; Exoplanetas

Resumen

La película Interstellar (2014) es una obra relevante de ciencia ficción que combina entretenimiento con conceptos científicos, convirtiéndose en un recurso valioso para la discusión sobre Astronomía y Física. Este estudio tiene como objetivo analizar los conceptos científicos presentes en la película, como los agujeros negros, la dilatación temporal, los viajes interestelares y la búsqueda de exoplanetas habitables, con el propósito de contribuir a la Enseñanza y el Aprendizaje de la Astronomía. La investigación adopta un enfoque cualitativo y de carácter documental. Los resultados destacan el potencial del cine como una herramienta para la divulgación científica, promoviendo una enseñanza de la Astronomía más dinámica y significativa.

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Biografía del autor/a

Marilha Aparecida Cruz Cunha, UEM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisadora na linha de Representações Sociais e Formação de Professores em Ciências. O percurso acadêmico é marcado por investigações sobre como professores e estudantes percebem conceitos científicos, além de uma sólida experiência em docência e pesquisa, passando pelo PIBIC e PIBID.Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Educação Inclusiva, com formação em Física pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Ivaiporã, e também em Gestão Financeira. Atravessa as fronteiras entre ciência e educação com um olhar crítico e inovador, buscando tornar o ensino mais inclusivo, acessível e transformador.Entre fórmulas, reflexões e desafios da sala de aula, a maternidade acrescenta uma nova perspectiva ao compromisso com a educação. O cotidiano de mãe e pesquisadora se entrelaça à busca por um ensino que dialogue com a realidade dos alunos e contribua para mudanças sociais reais.

Edvan Gomes da Silva Bandeira, UEM

Professor de Matemática na Universidade Estadual do Paraná - Extensão-Loanda (PR). Coordenador das ACECs (Ações Curriculares de Extensão e Cultura) no curso de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial na UNESPAR - Extensão Loanda-PR. Mestrado no Programa de Ciências e Matemática pela UEM- Universidade Estadual de Maringá-PR (2025). Graduado em Ciências Licenciatura Plena pela UNESPAR- Universidade Estadual do Paraná-Paranavaí (2011). Graduado Matemática pela UNESPAR-Universidade Estadual do Paraná-Paranavaí (2021). Especialista em Genética pela UFPR-Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Didática do Ensino da Matemática pela Faculdade Iguaçu (2024). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em 2011 e bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2017. . Participa do grupo de pesquisa Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR) - Universidade Estadual de Maringá-PR.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, UEM

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campo Mourão (2004), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2007); Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2011); Pós-doutor em Educação em Ciências pela Universidade do Minho - UMinho/Portugal (2016) e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). É professor Associado do Departamento de Biologia - DBI; do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB, da UEM. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR, membro do Grupo de Pesquisa GETEPEC, da UEL, e parceira em pesquisa com o Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, do Instituto de Educação da UMinho de Portugal e com o Laboratoire HESPER EA 7425, Université Claude Bernard Lyon 1 da França. Atuou como Coordenador do Pibid Física-CRG (2012 - 2014) e Coordenador de Gestão do Pibid UEM (2014 - 2016). Coordenou o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências por duas gestões (2012-2014 e 2014-2016). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PCM (Gestão 2019-2021 e 2021- 2022) e o Programa de Pós-Graduação PROFCIAMB (Gestão 2022 - 2023). Coordena um Projeto de Pesquisa (CNPq/Universal 2018) interinstitucional entre UEM, UTFPR, UMinho/Pt e IPG/Pt. Foi Vice-Diretor da Regional 3 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e representações sociais. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) em Educação do CNPq.

Adriano José Ortiz, IFPR

Possui graduação em Licenciatura - Física pela Universidade Estadual de Londrina (2011), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2014) e Doutorado em Educação para Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná e Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Ivaiporã. Também já foi coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFPR campus Ivaiporã (2016-2018), e atuou como representante docente e representante de coordenadores no Conselho de dirigentes do campus (CODIC). Coordenou o subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no campus Ivaiporã nas edições de 2018 e 2020. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: ensino de Física e Astronomia, formação de professores, Representações Sociais.

Publicado

2025-11-22

Cómo citar

Aparecida Cruz Cunha, M., Gomes da Silva Bandeira, E., Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, C., & José Ortiz, A. (2025). O filme Interestellar como recurso didático-pedagógico para o ensino de aprendizagem em Astronomia. Revista Latinoamericana De Educación En Astronomía, 1(40), 240–264. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.240-264

Número

Sección

Artículos