Literatura e Educação em Astronomia: Desafios, tendências e perspectivas na educação brasileira

Autores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática sobre a interseção entre Literatura e Educação em Astronomia no Brasil. Frente aos desafios do ensino de Ciências — marcados por lacunas na formação científica e na contextualização dos conteúdos escolares —, busca-se compreender de que modo a literatura pode contribuir para tornar o ensino de Astronomia significativo e interdisciplinar. A partir de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada no protocolo PRISMA, foram analisadas 38 produções acadêmicas, identificadas em bases de dados de amplo alcance e relevância na área. Os dados foram processados com o auxílio do software IRaMuTeQ, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), evidenciando quatro classes temáticas: uso da ficção científica, integração da literatura infantil na prática docente, produção de materiais didáticos e o papel da obra de Monteiro Lobato no ensino de conceitos astronômicos. Os resultados evidenciam que, embora promissora, a articulação entre Literatura e Educação em Astronomia ainda enfrenta entraves metodológicos e formativos. Destacam-se a carência de pesquisas avançadas e de ações formativas contínuas, mas também tendências relevantes, como o uso crescente de textos literários como recurso didático, com destaque para a obra de Monteiro Lobato. Conclui-se que a literatura, ao favorecer a ressignificação de conceitos e a construção interdisciplinar do conhecimento, constitui um campo fértil para investigações futuras no ensino de Astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Muniz Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Licencianda em Física pela Universidade Estadual de Maringá - Câmpus Regional de Goioerê. Bolsista do Programa de Extensão "Escolas na UEM". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: experimentação com materiais de baixo custo e História em Quadrinhos para o Ensino de Física. Tem interesse em Astronomia, Física Moderna e Ensino em Física

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

Oliveira, C. M., & Corci Batista, M. (2025). Literatura e Educação em Astronomia: Desafios, tendências e perspectivas na educação brasileira. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(40), 216–239. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/809

Edição

Seção

Artigos