O LADO ESCURO DA LUA NUNCA APANHA SOL?

Autores

  • Odilon Giovannini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul.
  • Daiana Pellenz Escola Estadual Dr. Renato Del Mese, Caxias do Sul, (RS).
  • Francisco Catelli Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul.

Palavras-chave:

Lado oculto da Lua, ensino de Astronomia, Modelos didáticos, Aprendizagem significativa.

Resumo

Este trabalho apresenta a elaboração de uma resposta à pergunta “O lado escuro da Lua nunca apanha sol?” na qual são consideradas questões relacionadas às concepções iniciais dos alunos, de onde elas surgem e os elementos centrais que constituem uma “boa resposta”. Essas questões são tratadas, inicialmente, a partir de uma revisão da literatura sobre pesquisas na área e, em seguida, também com base nessa revisão, um objeto modelo didático que envolve os movimentos relativos do sistema Terra – Lua – Sol é proposto. Uma descrição detalhada da aplicação deste modelo em um ambiente de aprendizagem com alunos do ensino fundamental é relatada. As concepções iniciais apresentadas na literatura se confirmam e os questionamentos feitos pelos estudantes por ocasião da aplicação do modelo fornecem indícios de que uma aprendizagem significativa, pelo menos em algum grau, ocorreu.

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Publicado

01-07-2014

Como Citar

Giovannini, O., Pellenz, D., & Catelli, F. (2014). O LADO ESCURO DA LUA NUNCA APANHA SOL?. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (17), 91–106. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/189

Edição

Seção

Artigos