O LADO ESCURO DA LUA NUNCA APANHA SOL?
Palavras-chave:
Lado oculto da Lua, ensino de Astronomia, Modelos didáticos, Aprendizagem significativa.Resumo
Este trabalho apresenta a elaboração de uma resposta à pergunta “O lado escuro da Lua nunca apanha sol?” na qual são consideradas questões relacionadas às concepções iniciais dos alunos, de onde elas surgem e os elementos centrais que constituem uma “boa resposta”. Essas questões são tratadas, inicialmente, a partir de uma revisão da literatura sobre pesquisas na área e, em seguida, também com base nessa revisão, um objeto modelo didático que envolve os movimentos relativos do sistema Terra – Lua – Sol é proposto. Uma descrição detalhada da aplicação deste modelo em um ambiente de aprendizagem com alunos do ensino fundamental é relatada. As concepções iniciais apresentadas na literatura se confirmam e os questionamentos feitos pelos estudantes por ocasião da aplicação do modelo fornecem indícios de que uma aprendizagem significativa, pelo menos em algum grau, ocorreu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-07-2014
Como Citar
Giovannini, O., Pellenz, D., & Catelli, F. (2014). O LADO ESCURO DA LUA NUNCA APANHA SOL?. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (17), 91–106. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/189
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.