CIÊNCIA NAS ESCOLAS: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE UM ECLIPSE SOLAR PARCIAL
Palavras-chave:
Eclipse, Ensino, Pesquisa científica, Astronomia.Resumo
Fenômenos como eclipses despertam o interesse e a curiosidade dos seres humanos desde a Antiguidade. Em virtude disso, a monitoração sistematizada desses eventos poderia ser utilizada para despertar o interesse das pessoas desde uma simples contemplação, ou pelo interesse didático ou para pesquisa científica. O objetivo do presente trabalho é estimular a aplicação e desenvolvimento de pesquisas científicas no ambiente escolar. Para isso, propõe-se a monitoração de eclipses solares. Registros fotográficos serão obtidos pelos estudantes, utilizando equipamento apropriado para a observação solar. Em análises das fotos, serão determinados parâmetros representativos das características e da evolução desses interessantes eventos astronômicos. Os resultados poderão ser comparados com previsões de alta precisão. Uma descrição pormenorizada da metodologia e dos recursos a serem empregados nas observações é também fornecida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.