O TAMANHO DOS PLANETAS, DE PLUTÃO E DO SOL E AS DISTÂNCIAS ENTRE ESTES: COMPREENSÃO DOS ALUNOS E OFICINA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA TRABALHAR ESTA TEMÁTICA
Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Sistema Solar, Planetas, oficina pedagógica.Resumo
Este artigo investigou a compreensão de alunos do Ensino Fundamental, em uma turma multisseriada com 22 alunos do 5º ao 9º ano, sobre as dimensões dos astros do Sistema Solar e as distâncias entre estes. Foi aplicado um pré-teste (questionário) para constatar o que estes sabiam sobre o Sistema Solar. Após isto, o conteúdo foi explicado e foi realizada uma oficina, na qual os alunos, em grupos, com o auxílio de tabelas, construíram representações dos planetas, de Plutão e do Sol, em escala, utilizando materiais acessíveis. Por fim, o questionário foi novamente respondido e o resultado obtido muito positivo, pois houve um avanço significativo na compreensão dos conteúdos abordados. Acreditamos que as respostas ao questionário prévio seriam semelhantes em outras escolas, por isto, esta oficina pode ser um meio interessante e eficiente para trabalhar assuntos que, na maioria das vezes, são inadequadamente abordados nas salas de aula e livros didáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.