O MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TEMAS DA ASTRONOMIA

Autores

  • Felipa Pacífico Ribeiro de Assis Silveira Instituto Superior de Educação da FIG-UNIMESP (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo).
  • Conceição Aparecida Soares Mendonça Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns – Brasil (UFRPE-UAG).

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Mapa conceitual, Ensino de Astronomia.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que procurou compreender a atuação do Mapa Conceitual (MC) como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa de conceitos científicos, sobre temas astronômicos, desenvolvidos com alunos do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para obtenção e tratamento dos dados fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa. Na quantitativa delineamos uma investigação quase experimental, com um grupo controle que não utilizou o MC e um grupo experimental que utilizou o MC, sendo avaliados no início e final do processo. Neste caso, o desempenho dos grupos é apresentado em um estudo descritivo e analítico. Na abordagem qualitativa, os MCs foram interpretados a partir da estruturação e dos significados atribuídos e compartilhados pelo aluno durante sua apresentação. Os resultados demonstraram, por meio da evolução das notas, que o MC fez diferença na aprendizagem conceitual e nas habilidades determinadas pelos indicadores de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

Silveira, F. P. R. de A., & Mendonça, C. A. S. (2015). O MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TEMAS DA ASTRONOMIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (19), 93–121. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/220

Edição

Seção

Artigos