EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Expectativa sobre astronomia, ensino de astronomia, motivação em astronomia, ensino médio, ensino de astrofísica.Resumo
A literatura atual relata que o ensino de astronomia seja motivador e interessante para a educação básica, porém os conteúdos sugeridos pelas orientações curriculares nacionais parecem não atrair alunos e professores de maneira a chamar-lhes a atenção para um estudo transcendente a disciplina de ciências no Ensino Fundamental ou a disciplina de física para o Ensino Médio. Através da aplicação de um questionário para 80 alunos do Ensino Médio e participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de duas escolas do estado de SP, obtivemos resultados que nos indicam que os temas de astronomia que motivam os alunos são temas ligados à ficção científica e às pesquisas atuais, alvo de grande divulgação midiática e com forte caráter interdisciplinar. Ao final sugerimos uma nova contextualização para o ensino de astronomia, através da inserção de temas aliados a outras áreas do saber para o que chamamos de “ensino de astrofísica interdisciplinar”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-12-2016
Como Citar
Peixoto, D. E., & Kleinke, M. U. (2016). EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE A ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (22), 21–34. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/245
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.