NÍVEIS INTERPRETANTES APRESENTADOS POR ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO
Palavras-chave:
Educação em Astronomia, Estações do Ano, Formação docente, Níveis Interpretantes.Resumo
O objetivo deste estudo é investigar os níveis interpretantes iniciais sobre as Estações do Ano apresentados por estudantes em uma disciplina de física de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade estadual do sul do Brasil. O presente estudo, de cunho qualitativo, analisa representações verbais textuais e imagéticas acerca do referido fenômeno astronômico. Constatou-se que todos apresentaram níveis interpretantes equivalentes àquele anterior a qualquer instrução, centrando suas explicações desse conceito na variação da distância entre a Terra e o Sol e representações indeterminadas ou confusas. Outro importante resultado foi a ausência de uma concepção cientificamente correta sobre o assunto. Os dados do presente estudo estão em concordância com diversas pesquisas sobre a má formação docente, em termos de astronomia, de futuros professores de ciências, ao passo que ressaltam a importância tanto de uma reestruturação da formação inicial desses futuros docentes quanto da formação continuada dos profissionais em exercício.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.