OS MÚLTIPLOS SÓIS: A ARTE-CIÊNCIA DA ASTRONOMIA E DA FICÇÃO CIENTÍFICA NA DIFUSÃO DA CIÊNCIA
Palavras-chave:
Arte-ciência, Ficção científica, Divulgação científica.Resumo
Esse artigo baseia-se na ideia de que a Astronomia e a Ficção Científica podem ser trabalhadas didaticamente na interface arte-ciência para acessar a cultura primeira dos estudantes, a partir da qual conceitos mais aprofundados da cultura elaborada possam ser trabalhados através de uma ruptura-continuidade, de acordo com as convenções de Georges Snyders. Para tanto, trabalhamos com o livro “O Cair da Noite” de Isaac Asimov e Robert Silverberg em um clube de leitura com adolescentes de 12 a 14 anos no contraturno de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Pautadas principalmente em ações espontâneas dos estudantes, apontamos para as potencialidades da Astronomia e da Ficção Científica que podem ser utilizadas para estimular a curiosidade e a imaginação, a partir das quais conceitos mais complexos podem ser trabalhados, como os movimentos dos corpos celestes, a questão da vida fora da Terra e dimensão do cosmos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-07-2018
Como Citar
Kimura, R. K., & Piassi, L. P. (2018). OS MÚLTIPLOS SÓIS: A ARTE-CIÊNCIA DA ASTRONOMIA E DA FICÇÃO CIENTÍFICA NA DIFUSÃO DA CIÊNCIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (25), 7–23. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/309
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.