COPÉRNICO E A TEORIA HELIOCÊNTRICA: CONTEXTUALIZANDO OS FATOS, APRESENTANDO AS CONTROVÉRSIAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
História da Ciência, Teoria Heliocêntrica, Revolução Copernicana.Resumo
Este trabalho é resultado de um estudo historiográfico baseado tanto em obras de historiadores da Ciência quanto em uma tradução do Commentariolus de Nicolau Copérnico. No Ensino de Ciências, o trabalho justifica-se pela necessidade de discussões que englobem algo mais do que a proposição de Copérnico acerca do heliocentrismo. Sendo assim, o objetivo geral é apresentar uma visão mais ampla sobre a construção, defesa e disseminação do trabalho de Nicolau Copérnico, contextualizando a época por ele vivida e interpretando os aspectos astronômicos, filosóficos e sociais que puderam influenciar sua teoria. Como resultados, pode-se destacar que Copérnico obteve a contribuição de diversos astrônomos para a elaboração e divulgação do Sistema Copernicano, sofreu influências pelo contexto social, cultural e filosófico, como, por exemplo, de alguns princípios neoplatônicos, e questões idealizadas inicialmente não foram resolvidas por meio do sistema proposto, a saber: a ideia inicial de simplificação do Sistema Ptolomaico, com a diminuição da quantidade de epiciclos. Por fim, torna-se possível vislumbrar algumas implicações para o Ensino de Ciências, como a possibilidade de articulação entre a História da Ciência, a Natureza da Ciência e do trabalho científico e de o texto poder contribuir como subsídio para uma metodologia de ensino por investigação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-07-2019
Como Citar
Carvalho, H. R. de, & Nascimento, L. A. do. (2019). COPÉRNICO E A TEORIA HELIOCÊNTRICA: CONTEXTUALIZANDO OS FATOS, APRESENTANDO AS CONTROVÉRSIAS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (27), 7–34. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/362
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.