A ASTRONOMIA E SUA RELAÇÃO COM A GEOGRAFIA: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E ABORDAGENS NO ENSINO
Palavras-chave:
Geografia, Astronomia, Ensino, Educação Básica.Resumo
Este artigo propõe uma discussão histórica e epistemológica sobre a relação Geografia e Astronomia e a introdução de temas de Astronomia no ensino de Geografia no Brasil. Para tanto, nos baseamos principalmente nos estudos de Sobreira (2005), Langhi e Nardi (2009a; 2009b; 2012), Leite et al.(2014) e Neves (2011). Nosso objetivo consiste em fornecer subsídios e evidências da existência da associação entre os conhecimentos geográficos e astronômicos desde a antiguidade e analisar possíveis heranças dessas associações no ensino de Geografia na Educação Básica brasileira. Para isso, foi necessário elaborar uma revisão bibliográfica dialogada e abordar as principais mudanças correntes do pensamento científico ao longo dos séculos. Estabelecemos consulta a documentações e reproduzimos reflexões de pesquisas sobre o ensino de temas de Astronomia nos séculos anteriores, explorando tendências para a atualidade ainda pouco discutidas. Por fim, discute-se o contexto atual que as temáticas de cunho astronômico assumem no Ensino Básico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-07-2019
Como Citar
Maguelniski, D., & Foetsch, A. A. (2019). A ASTRONOMIA E SUA RELAÇÃO COM A GEOGRAFIA: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E ABORDAGENS NO ENSINO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (27), 55–77. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/390
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.