Nossa posição no Universo: uma proposta de sequência didática para o ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Sequência didática, Ensino médio, Aprendizagem significativa, Céu, Universo.Resumo
Na sequência didática “Nossa Posição no Universo”, voltada a estudantes do Ensino Médio, procurou-se elaborar atividades e materiais potencialmente significativos, envolvendo práticas de observação do céu a olho nu e com telescópio, complementadas com oficinas de construção de modelos tridimensionais da constelação do Cruzeiro do Sul e do Sistema Solar; debates em sala de aula sobre as atividades desenvolvidas; utilização de vídeos motivadores e do software Stellarium. Analisando os dados coletados, foi possível averiguar indícios de aprendizagem significativa, como no caso de estudantes que, antes da sequência didática, afirmavam que no céu noturno só seria possível observar estrelas e que imaginavam esse céu com pouca ou nenhuma profundidade. Após as atividades, eles conseguiram vislumbrar que, além das estrelas, no céu há planetas visíveis, mesmo a olho nu, e que ele possui uma profundidade, evidenciando uma maior elaboração, aproximação e reconciliação integradora entre os conceitos de céu e de Universo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-09-2020
Como Citar
Silva, T. P. da, & Bisch, S. M. (2020). Nossa posição no Universo: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (29), 27–49. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/412
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.