Nossa posição no Universo: uma proposta de sequência didática para o ensino médio

Autores

  • Thiago Pereira da Silva Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Maura Abaurre, Vila Velha.
  • Sérgio Mascarello Bisch Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória.

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Sequência didática, Ensino médio, Aprendizagem significativa, Céu, Universo.

Resumo

Na sequência didática “Nossa Posição no Universo”, voltada a estudantes do Ensino Médio, procurou-se elaborar atividades e materiais potencialmente significativos, envolvendo práticas de observação do céu a olho nu e com telescópio, complementadas com oficinas de construção de modelos tridimensionais da constelação do Cruzeiro do Sul e do Sistema Solar; debates em sala de aula sobre as atividades desenvolvidas; utilização de vídeos motivadores e do software Stellarium. Analisando os dados coletados, foi possível averiguar indícios de aprendizagem significativa, como no caso de estudantes que, antes da sequência didática, afirmavam que no céu noturno só seria possível observar estrelas e que imaginavam esse céu com pouca ou nenhuma profundidade. Após as atividades, eles conseguiram vislumbrar que, além das estrelas, no céu há planetas visíveis, mesmo a olho nu, e que ele possui uma profundidade, evidenciando uma maior elaboração, aproximação e reconciliação integradora entre os conceitos de céu e de Universo. 

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Publicado

29-09-2020

Como Citar

Silva, T. P. da, & Bisch, S. M. (2020). Nossa posição no Universo: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (29), 27–49. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/412

Edição

Seção

Artigos