REPRESENTAÇÃO DAS DIMENSÕES ASTRONÔMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Ensino de Astronomia, Dimensões Astronômicas, Livros Didáticos, Representações.Resumo
O livro didático continua sendo a principal fonte de pesquisa para os alunos e professores dentro da sala de aula na maioria das escolas públicas. Por isso o presente estudo analisou as diversas formas de representação encontradas em seis coleções de Livros Didáticos de Ciências, aprovados pelo PNLD 2017, cujo foco era especificar se as distâncias e diâmetros dos astros estariam apresentadas na proporção adequada. O número médio de páginas dedicadas à Astronomia foi proporcionalmente baixo nas seis coleções selecionadas e o número de quadros, tabelas e gráficos foi bem menor quando comparado com fotografias e ilustrações. Com relação ao tema específico das dimensões e distâncias dos astros,observou-se que mais de 25% das ilustrações continham proporções inadequadas e sem explicações. No artigo também é sugerida uma forma simples de iniciar o trabalho dessas dimensões astronômicas em sala de aula. Por meio de uma aula-atividade, sendo a primeira de uma série de aulas que serão implementadas num futuro próximo, são apresentados alguns resultados preliminares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francielle Pereira da Silva, Zenaide De Fátima Dante Correia Rocha, Alcides Goya
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.